Sobre Nós - História



Uma marca antiga

A Lopo Xavier & Companhia Lda. é uma loja da cidade do Porto dedicada à revenda de produtos de retrosaria, fios e tecidos. Foi fundada em 1934 por Lopo Xavier e Idalino Pacheco, com a colaboração benemérita de Gustavo Burmester.

Em 1972 os sócios fundadores Lopo Xavier e Idalino Pacheco convidaram a juntar-se-lhe na direção da firma, os seus trabalhadores: Arnaldo Sotto-Mayor, Bernardino Ribeiro Silva e Mário Martins Ribeiro.

A firma manteve toda a sua tradição apesar do desaparecimento dos seus sócios: o Sr. Lopo Xavier em 1980, o Sr. Arnaldo Sotto-Mayor em 1988, o Sr. Idalino Pacheco em 1997 e por último o Sr. Bernardino Ribeiro da Silva em 2013.





As lãs Lopo Xavier

Os artigos comercializados estiveram sempre ligados às lãs, tecidos, bordados e todos os acessórios inerentes. Os fios de lã emblemáticos da Lopo Xavier surgem das circunstâncias históricas da época:

as lãs que inicialmente eram oriundas das ilhas Shetland na Escócia, tiveram de ser substituídas por força do bloqueio às importações durante a 2ª guerra mundial, por lãs de produção nacional. O que exigiu à firma que a matéria prima e o fabrico seguisse as características das lãs das ilhas Shetland, garantindo a sua qualidade, com marcas exclusivas da Lopo Xavier: Celtica (já descontinuada), Phoebus, Trianon e Elis.

Estes fios tornaram-se icónicos da marca Lopo Xavier, tanto por atravessarem meio-século com os mesmos rótulos desenhados na época em que foram criados, mas também pela qualidade incomparável destes fios. São indicados para trabalhos de tricot em jaquard mas são igualmente óptimos para a produção de peças de vestuário e acessórios em tricot ou crochet e até para bordado. A sua completa paleta de cores convida a trabalhos harmoniosos e cheios de cor.


Descubra os fios exclusivos Lopo Xavier.



A Lopo Xavier hoje

A Lopo Xavier tornou-se ao longo da sua existência uma das lojas mais antigas e tradicionais da Cidade do Porto.

Para dar continuidade a este projeto, o qual distinguiu a Lopo Xavier tanto pelos seus artigos, de qualidade, como pelo atendimento personalizado, em 2014, celebrando os seus 80 anos, e após o falecimento do sócio, Bernardino Ribeiro da Silva, as suas filhas assumiram a sociedade com o intuito de perpetuar esta emblemática loja da Cidade.

Bernardino Ribeiro da Silva


Lopo XavierSobre Nós - História